terça-feira, 9 de junho de 2009


Ética e Estética na promoção de empoderamento
- Um olhar tecnológico compartilhado –


No último dia 23 os alunos do ensino Fundamental ciclo II e do ensino Médio da Escola Estadual Professor Ary Bouzan, estiveram no Museu da Imagem e do Som, participando do Projeto Hyperlink do Núcleo Educativo do Museu, onde atuaram como protagonistas de uma entrevista nas dependências do MIS com os artistas plásticos Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti, que estarão expondo sua obra inédita, "Solar", nos próximos meses. A iniciativa inédita foi resultado de uma parceria entre o MIS e os alunos da Escola Estadual Ary Bouzan, de Cotia. Nesta escola, já vinha sendo realizado um trabalho para a confecção de um vídeo caseiro sobre a história e problemas de seu município. Fazendo uso de novas tecnologias e desafiando seus alunos a assumirem o papel de protagonistas, a Profa Cássia Winckler, que contou com o apoio e participação da Direção, da equipe e dos pais dos alunos, lançou o desafio com o principal objetivo de fortalecer a função da escola como promotora da diversidade cultural e da democratização do uso, registro e disseminação de conhecimento como recurso didático em escala local e, mais especificamente, com o objetivo de promover o protagonismo juvenil através do uso da informação em multimeios. Desta maneira, a interatividade, como interface de um fenômeno social contemporâneo, facilita o intercambio de informações e experiências em realidades diversas, uma vez que alunos do Colégio Stella Rodrigues da rede privada de São Paulo, também estão realizando o mesmo trabalho de confecção de vídeo. Para saber mais sobre este projeto acesse: WWW.folio-scopio.blogspot.com).

A este processo, tendo o registro feito pelos alunos, somou-se a valiosa contribuição do historiador, escritor, jornalista, poeta e conferencista João Barcellos, autor de vasta obra e que generosamente nos brindou com sua palestra sobre a historia de São Paulo e Cotia. Uma segunda etapa, que ainda será agendada, para a exibição dos trabalhos concluídos, fortalece ainda mais os vínculos e alianças, criando espaços de participação em uma Nova Ordem.

5 comentários:

  1. Certamente para esses alunos, foi uma experiência unica. Devem ter voltado de lá com muitas histórias interessantes.
    Adoro esse tipo de Passeio!

    Manoel Felix

    ResponderExcluir
  2. BELO TRABALHO E O TEXTO MUITO BEM ESCRITO, FIQUEI MUITO ORGULHOSO DOS MEUS AMIGOS DA ee ARY BOUZAN, JÁ ESTOU COM SAUDADES E PRECISAMOS PENSAR EM APRENSETAR O TRABALHO DE VÍDEO DE VOCÊS AQUI NA DIRETORIA NO SALÃO AZUL, QUE TAL ORGANIZARMOS UM EVENTO E APRESENTAR A PRODUÇÃO DA ESCOLA..VAMOS PENSAR?

    ATÉ MAIS,
    PCOP DE ARTE - ANTONIO CAFFI

    ResponderExcluir
  3. eu amei ter ido neste passeio tendo como principal objetivo o crescimento sobre trabalhos realizados por estes artistas. O museu da imagem e do som é marivilhoso e muito cultural, precisamos crescer intelectualmente e culturalmente.

    ResponderExcluir
  4. Somos um grupo do 9ºAno B do colégio Stella Rodrigues e tambem realizamos este projeto que foi uma nova experiencia e gostamos muito.
    Isso fez com que nós exergassemos as qualidades e os problemas de nosso bairro.

    Orbigado oportunidade.

    Arthur
    Caio
    Marcus
    Renan
    Vinicius

    ResponderExcluir